terça-feira, 19 de agosto de 2008

Um ano depois da cobrança de telefone por minuto, usuários reclamam da conta

Um ano depois de ter se completado a mudança na forma de cobrança das ligações telefônicas, ainda há dúvidas se o consumidor foi beneficiado ou prejudicado.As cobranças passaram do sistema de pulsos para o de minutos utilizados.

A mudança se completou em agosto do ano passado. O usuário pôde optar, então, pelo novo plano básico por minuto ou pelo Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (Pasoo). Quem não se manifestou foi automaticamente migrado para o plano básico, indicado pelas operadoras em suas propagandas para quem usasse pouco o telefone e a Internet.

O processo, entretanto, não obteve aprovação total dos usuários. Segundo o ranking do Procon-SP de empresas que mais receberam reclamações durante o ano de 2007, as companhias da área de telecomunicações lideram as queixas.

A administradora de empresas Suelen Oliveira é uma das que reclamam. Ela diz que sua conta ficou bem mais cara após a mudança de pulso para minuto."Antes eu pagava cerca de R$ 100 mensais, e esse valor praticamente dobrou após a mudança. Eu uso Internet de banda larga e não faço muitas ligações, porque passo o dia fora. Optei por ficar no plano básico e estou tentando mudar porque acredito que o plano alternativo saia mais barato", diz.

Na opinião de entidades de defesa do consumidor, o problema não está na troca de sistemas, mas na orientação feita pelas operadoras e na própria compreensão e atitude dos usuários.

Fonte: Site Uol

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