terça-feira, 26 de agosto de 2008

China estuda plano de ativação econômica de US$ 54 bilhões

XANGAI, China, 25 Ago 2008 (AFP) - O governo chinês está estudando um plano de ativação econômica de US$ 54 bilhões que implicaria redução de impostos e aumento de gasto estatal, indicou nesta segunda-feira a imprensa oficial, em um novo sinal de que promover o crescimento está se tornando uma prioridade no país.

O plano de 370 bilhões de yuans, que ainda deve ser finalizado, inclui gastos estatais no valor de 220 bilhões de yuans e desoneração fiscal no valor de 150 bilhões de yuans, segundo a revista Economic Observer.

A notícia do plano coincide com uma fase de desaquecimento econômico chinês. Alguns especialistas temem que o final dos Jogos Olímpicos de Pequim intensifique a desaceleração. No momento em que a economia americana enfrenta dificuldades e a recessão assombra o Japão e a zona euro, existem preocupações sobre o desempenho das exportações do gigante asiático.

O crescimento econômico chinês recuou para 10,4% no primeiro semestre, em relação aos 11,9% de 2007, em parte pela desaceleração do aumento das exportações.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: