quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Rio Oil & Gas 2008

Entre os dias 15 a 18 de setembro acontece no Rio, a edição 2008 do Rio Oil & Gas. Principal evento de Petróleo e Gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference é realizada a cada dois anos no Centro de Convenções do Riocentro, Rio de Janeiro.

Desde sua primeira edição, em 1982, a feira e conferência vêm colaborando na consolidação do Rio de Janeiro como "capital do petróleo", já que o estado concentra 80% de todo o óleo produzido no país, além de 50% da produção de gás.

A Exposição é uma importante vitrine para as micro, pequenas, médias e grandes empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, bem como, a conferência dá a oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas.

Para mostrar a importância da reciclagem, o Instituto Atlantis montará uma usina no Riocentro, onde expositores, funcionários e o público poderão acompanhar os resultados da coleta seletiva a ser aplicada durante a Rio Oil & Gas 2008.

“Em quatro dias de uma feira desse tamanho podem ser produzidas quase 100 toneladas de lixo. A nossa idéia é separar os resíduos gerados na montagem, durante o evento e na desmontagem. Plásticos, madeiras e outros materiais serão encaminhados a empresas e cooperativas especializadas em reciclar esses e outros materiais”, explica Carlos Victal, coordenador de Responsabilidade Social do IBP.

Cada expositor receberá uma cartilha com instruções para separar corretamente seu próprio lixo dentro de seus estandes, além de informações úteis sobre a reciclagem. Os participantes também poderão ao final do evento, depositar seus crachás em uma urna para reciclagem.

Edição 2006

Nos dois dias de realização da Rodada de Negócios, durante a Rio Oil & Gas 2006, as 180 empresas fornecedoras participantes declararam que fecharam, ao todo, R$ 100 milhões em contratos com as 25 empresas âncoras presentes no evento. Realizado pela parceria entre Sebrae e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), a iniciativa visa facilitar negócios promovendo o encontro de micro e pequenas empresas com as grandes players do mercado.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, esse número significa um “estrondoso sucesso”, não só porque a previsão anterior era de apenas R$ 30 milhões. Ele explica que, para cada R$ 1,00 vendido no evento, há uma expectativa de mais R$ 2,00 em vendas nos próximos seis meses.

“O resultado confirma a oportunidade gerada por essa iniciativa e dá um brilho a mais na feira”, declara. Ele também ressalta a importância de que tanto as âncoras quanto as fornecedoras chegaram com uma preparação prévia, sabendo o que iriam negociar.

Texto: Regina Xeyla

Nenhum comentário: