terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Yés, we can!

O dia de hoje, 20/01/2009, é uma data que certamente será lembrada pelas próximas gerações. Com o slogan de campanha Yés, we can! (Sim, nós podemos!), o protestante e descendente de mulçumano, o democrata negro Barack Obama chegou ao cargo mais importante do mundo, a presidência dos Estados Unidos.

Nesta quarta-feira histórica, Obama se tornou o 44º presidente dos Estados Unidos da América, após jurar sobre a Bíblia e diante de mais de dois milhões de pessoas reunidas em frente ao Capitólio de Washington.

Em seu discurso de posse, Obama relembrou os fundadores dos Estados Unidos. Também direcionou o seu discurso aos não norte-americanos: "A América é amiga de toda nação em busca de paz e prosperidade", afirmou, pouco antes de falar em deixar o Iraque a seu povo e a levar paz ao Afeganistão. "O mundo mudou, e precisamos mudar com ele", afirmou.


Sobre a economia, Obama citou "esperança" e "medo": "nós escolhemos a esperança sobre o medo. Sabemos da gravidade da crise, pois vemos a situação que vivemos, com milhares de empregos perdidos. Mas juntos conseguiremos sair dessa crise". O presidente afirmou ainda que os problemas não serão resolvidos facilmente nem em pouco tempo, mas que serão enfrentados. "A nossa economia está enfraquecida como consequência de ganância e irresponsabilidade de alguns", afirmou.

Durante o discurso, Obama fez três críticas, sem mencionar o nome de George W. Bush. O presidente eleito censurou a oposição de Bush à pesquisa com células-tronco que levam à cura de doenças para as quais não existe tratamento. “Vamos colocar a ciência no lugar que deve ocupar e usar as maravilhas da tecnologia para aumentar a qualidade do atendimento médico”.

Obama também criticou às posições ideológicas de Bush em matéria econômica: “A pergunta que fazemos hoje não é se nosso governo é grande demais ou pequeno demais, mas se ele funciona”. E, tampouco, disse, se tratar de perguntar se o mercado é uma força que busca o bem ou mal, pois seu poder para gerar riqueza é inigualável. “Esta crise nos lembrou de que sem um olhar vigilante o mercado pode sair do controle.

Por fim, Obama expressou sua desaprovação à política de George W. Bush de violação dos direitos humanos com o pretexto de que cuidava da segurança nacional. De fato, rechaçou a prática de torturar prisioneiros que estão na base de Guantánamo, em Cuba; questionou inclusive a existência dessa prisão, em que estão prisioneiros sem nenhum juízo legal, e a prática de espionar os cidadãos do país sem ordem judicial.

Retrospectiva

Em 2007, quando iniciou-se a corrida à Casa Branca, poucos acreditavam na candidatura de Barack Hussein Obama. A partir de uma estratégia bem clara – ganhar as pequenas votações - e a percepção de que os eleitores buscam mudança na administração do país, Obama conquistou a nomeação democrata com o apoio em massa dos superdelegados.


No pleito de 4 de novembro de 2008 Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos da América, vencendo seu adversário John McCain, por uma diferença de 52% a 47% no total de votos.

Obama é o primeiro negro a se tornar candidato à Presidência dos EUA por um grande partido. Essa conquista representa para os americanos e para o mundo, esperança, mudança e, principalmente, evolução.

By, by era Bush (já vai tarde) e que venha a era Obama (Sim, ele pode).

3 comentários:

Giovana disse...

Agora, vamos esperar e torcer para que Obama seja realmente tudo o que o mundo espera.

Clara Favilla disse...

Você recomeçou com tudo, todos os posts estão muito interessantes. Beijos

Clara Favilla disse...

Oi Regina, tudo o que você postou nestes dois últimos dias está muito interessante.
Beijos