segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Colônia de férias é bom investimento para pais, crianças e empresários

O que fazer com a garotada quando as férias dos pais não coincidem com o recesso escolar? Esse dilema enfrentado por muitos pais todos os anos abre uma boa oportunidade de negócio: pequenas empresas têm investido cada vez mais na oferta de serviços de colônia de férias, que ocupam as crianças durante todo dia ao longo de até três semanas. Com atividades coordenadas por profissionais especializados em atendimento ao público infantil, o serviço costuma ser uma boa solução para o problema.

As empresas desse segmento procuram inovar e montar programações específicas e atraentes para determinadas faixas etárias por entenderem que a concorrência - principalmente com o computador - é grande. Muitas optam por investir na cultura, outras em esportes e há as que privilegiam o contato com a natureza. As brincadeiras tradicionais, como corrida de saco, corre-cotia e dança das cadeiras dividem a programação com visitas a centros culturais e oficinas de artes. Inovar é o caminho para quem não quer perder espaço nesse mercado promissor.

Assim é o caso do empresário Antônio Henrique Leopoldo e sua esposa Cecília Kinoshita. O casal é proprietário da Zorra e Cia., localizada em Brasília, no Minas Tênis Clube, às margens do Lago Paranoá. A pequena empresa, que completa este ano a realização da trigésima primeira edição da colônia de férias, oferece diversão para crianças de três a 14 anos, no período de 12 a 30 de janeiro.

Cada dia é inteiramente preenchido de atividades, sem pernoite, que é passado em casa. Os preços do serviço variam de acordo com o número de semanas que a criança permanece na colônia de férias. Os valores vão de R$ 150,00 a R$ 240,00 (os valores referem-se a pacotes, não a diárias).

As atividades da Colônia de Férias Zorra e Cia. são divididas por faixa etária. As crianças participam de gincanas, oficinas de desenho, pintura e massinha, atividades esportivas, show de mágica. A programação também conta com passeios externos ao boliche, cinema, parque de diversões, fábrica da Coca-Cola e a centros culturais.
Henrique e Cecília possuem formação acadêmica nas áreas de Educação Física e Pedagogia. Henrique é especializado em Organização de Recreação em Hotéis, Acampamentos e Colônias de Férias. O empresário lembra que criou o projeto de colônia de férias enquanto ainda estava na faculdade. "Eu queria complementar minha renda de professor, fazendo algo que realmente soubesse fazer e me desse prazer".

"A colônia de férias reforça a sociabilidade da criança. Aqui, o dia dela é preenchido com diferentes atividades em grupo. Já a criança que fica em casa tem sua diversão praticamente restrita à televisão, vídeo game ou computador, o que não é saudável", explica Henrique. Nesse período de janeiro, a empresa Zorra e Cia. promove duas colônias de férias, gerando 31 empregos diretos. São professores, com formação acadêmica de Educação Física e Pedagogia, e monitores.

A empresária Izabel Neves de Oliveira resolveu deixar, pela primeira vez, sua filha em uma colônia de férias. Segunda ela, a opção foi a solução encontrada para que a pequena Laura, de quatro anos, não passasse seus dias de recesso escolar em casa e sem diversão. "Antes de contratar o serviço, busquei informações, referências e procurei conhecer bem os responsáveis pela empresa", explica.

De acordo Izabel, a colônia de férias é uma boa opção para a criança e para o bolso dos pais. "Sou comerciante e trabalho em tempo integral, o que me impossibilita de sair com minha filha nesse período de férias escolares. Também tem a questão financeira. Se eu fosse sair com ela todos os dias, por três semanas, no fim do mês, o gasto seria muito maior do que o pago para a empresa de colônia de férias", afirma. Leia mais na Agência Sebrae de Notícias (ASN) - http://www.agenciasebrae.com.br/

Fonte:
Agência Sebrae de Notícias (ASN) - http://www.agenciasebrae.com.br/
Publicada dia 26/01/2009
Crédito: Regina Xeyla


Nenhum comentário: