quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Um dia após o outro

Hoje, as manchetes dos principais jornais do mundo estão voltadas para o recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Passados os momentos de euforia, que foi a vitória em novembro de 2008 e a posse nessa terça-feira (20), Obama agora terá pela frente alguns desafios. Ele precisará usar de sua habilidade para não apenas enfrentar o curto orçamento, mas também para transformar suas promessas de campanha sobre impostos, saúde, energia e educação em um grupo de prioridades do Legislativo para os seus dois primeiros anos no poder.

Com o apoio da maioria conquistada no Congresso, Obama tomou posse com o peso da desaceleração econômica e o fantasma da recessão assombrando os americanos. No mundo, ele assume com o peso de suas promessas de ampliar relações, encerrar a Guerra do Iraque e derrotar a Al Qaeda no Afeganistão.

Se os desafios são muitos, a prioridade de Obama será a economia. O democrata vai se deparar com um país arrasado. O déficit (saldo negativo) é um reflexo da crise financeira pela qual passam os EUA: a bolha no mercado de hipotecas de risco estourou, arrastando para baixo os mercados financeiros no mundo todo.

Os reflexos na economia já ameaçam o desempenho do país: no trimestre passado, a economia americana teve retração de 0,3%, sinalizando uma recessão.

Nenhum comentário: