quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Selic cai e bancos já oferecem crédito com juros reduzidos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na noite desta quarta-feira (21) a redução da taxa básica de juros (Selic) de 13,75% para 12,75% ao ano. A medida era a mais esperada, principalmente, pelo setor empresarial, que precisa de incentivos fiscais para investir no setor produtivo. A notícia já está refletindo na taxas de juros dos principais bancos do País.

Para garantir que a redução da taxa Selic chegue até os consumidores, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (22) com representantes dos bancos públicos. O objetivo da reunião foi pressionar as instituições financeiras públicas para que deem exemplo na redução das taxas de juros.

Para o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcisio da Silva, a redução da taxa chega em hora oportuna. "As micro e pequenas empresas já estavam sufocadas, pois não estavam demitindo, como as grandes. Esperamos agora que essa redução chegue na ponta, por meio do spread bancário. Para as micro e pequenas empresas o ideal é que a taxa selic caia para 10%".

A taxa básica de juros é o instrumento pelo qual o Banco Central mantém a inflação sob controle. Como em uma balança, se os juros caem muito, a população tem mais acesso ao crédito e consome mais, e isso pode pressionar os preços para cima. Em caso contrário, quando os juros sobem, diminui o consumo e os investimentos e os preços caem, com consequente desaceleração da economia.

Reflexo positivo

No Banco do Brasil, a partir desta sexta-feira (23), a redução dos juros estará presente em todas as suas linhas de crédito. "Mesmo com a crise financeira internacional, o Banco do Brasil não teve queda na demanda por crédito para capital de giro e investimento. A redução da taxa Selic vem para reforçar essa demanda", afirma o gerente executivo da diretoria de Micro e Pequena Empresa do Banco do Brasil, Kedson Macedo.

As principais linhas para capital de giro do Banco do Brasil que terão redução de juros são: BB Giro Rápido - redução de 2,24% a 2,50% para 2,14% a 2,40%; BB Giro Empresa Flex -redução de 1,74% ao mês para 1,66% ao mês; Cheque Ouro Empresarial - redução de 5,31% a 7,89% para 5,23% a 7,81%; BB Giro Pasep - redução de 2,20% a 2,52% para 2,05% a 2,37%.

"Além da queda de juros nessas linhas de crédito, a redução da taxa Selic também vai impactar na diminuição da taxa de descontos dos recebíveis (cheques, duplicatas e faturas de cartão de crédito). Com certeza essa taxa ficará abaixo de 2%", explica Kedson Macedo.

Já o superintendente Nacional de Micro e Pequena Empresa da Caixa Econômica, Zaqueu Soares Ribeiro, garante que a porcentagem reduzida pelo Copom na taxa Selic será rebatida em todos os produtos do banco. "A redução das nossas taxas será proporcional ao custo da moeda. O 1% que foi reduzido na selic terá igualmente reflexo em nossos produtos".

De acordo com Zaqueu, com a inflação controlada e todas as expectativas favoráveis dos fundamentos econômicos, a redução da taxa de juros reflete positivamente para o aumento da produtividade e do consumo. "Esperamos que essa queda de juros seja sentida na ponta, em nossos balcões de atendimento".

Fonte:
Agência Sebrae de Notícias (ASN) - publicada dia 22/01/2009
Crédito: Regina Xeyla

Nenhum comentário: