quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Capital de giro para micro e pequenas empresas é prioridade para Lula

Durante o programa Café com o Presidente, veiculado segunda-feira (26), Lula informou que as novas ações de estímulo ao crédito e investimentos anunciadas na semana passada vão evitar que a crise tenha maior gravidade no Brasil. O presidente referiu-se, principalmente, ao reforço dado de R$ 100 bilhões ao caixa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O recurso visa incentivar novos investimentos no setor produtivo e ajudar nos grandes projetos que a Petrobras tem aqui no Brasil com o pré-sal. "Acho que essa medida é extremamente importante e vai colocar o BNDES como um dos maiores bancos de investimento do mundo", afirmou Lula.

Ao ser indagado se esse recurso vai atender as necessidades dos empresários que buscam dinheiro no exterior para investir aqui no país, Lula respondeu: "Eu acredito que vai suprir uma parte das necessidades das pessoas, que tomavam dinheiro emprestado em dólar". Ele adiantou, que ainda essa semana, o Banco Central vai começar o financiamento das exportações com as reservas brasileiras, e ressaltou, "as coisas estão, eu diria, andando de forma muito boa. Nós agora precisamos cuidar do capital de giro para a pequena e média empresa brasileira, pois são grandes geradoras de emprego".

De acordo com Lula é preciso fazer com que esse capital de giro seja alavancado rapidamente. "É necessário diminuir a parte burocrática do governo e dos bancos, para que voltemos à normalidade no crédito brasileiro. Sobretudo se nós levarmos em conta a micro, pequena e média empresa, e o setor automobilístico, sobretudo o setor de carros usados", afirmou. Lula.

Também indagado se essa série de investimentos vai resolver o problema do desemprego no país, o presidente respondeu otimista. "É importante lembrar que nós terminamos 2008 com um saldo positivo de um milhão quatrocentos e sessenta mil novos empregos a mais, um saldo positivo".

Lula alerta que é preciso tomar cuidado para que em 2009, o nível de desemprego não cresça. Para isso, o presidente afirmou que haverá um cuidado para que os empréstimos dos bancos públicos: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste (BNB) e o Banco da Amazônia (Basa) estejam condicionados ao fornecimento de crédito a geração de postos de trabalho.

Crédito: Regina Xeyla

Nenhum comentário: