segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Feriados: fique atento aos dias em que não haverá expediente bancário

Cuidado na hora de agendar visitas a agências bancárias. Neste ano, ainda teremos mais de 10 feriados nacionais em dias úteis, o que pode ser uma boa pedida para quem quer descansar, mas também pode causar dor de cabeça a quem esquece de pagar suas contas.

O próximo deles será o Carnaval. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) avisa que nos dias 23 e 24 de fevereiro os bancos estarão fechados para atendimento ao público. No dia 25, Quarta-feira de Cinzas, o expediente começa somente a partir das 12h.

Mais feriados

A Febraban, baseada no artigo 5º da Resolução 2932 de 28 de fevereiro de 2002, do Conselho Monetário Nacional, divulga anualmente as datas consideradas feriados nacionais e bancários, ou seja, dias que não são considerados úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, incluindo sábado e domingo.

É bom lembrar dessas datas para agendar o pagamento das contas sem que elas sejam acrescidas de juros e multas, já que, em alguns desses dias, como 25 de fevereiro e 24 de dezembro, o funcionamento dos bancos pode ser reduzido e, nos outros, não haverá expediente bancário:

Dia - Mês - Dia da semana - Data comemorativa
23 - fevereiro - segunda - Carnaval
24 - fevereiro - terça - Carnaval
25- fevereiro - quarta - Cinzas
10 - abril - sexta - Paixão
21 - abril - terça - Tiradentes
1 - maio - sexta - Dia do Trabalho
11 - junho - quinta - Corpus Christi
7 - setembro - segunda - Independência
12 - outubro - segunda - Nossa Srª Aparecida
2 - novembro - segunda - Finados
24 - dezembro - quinta - Véspera de Natal
25 - dezembro - sexta - Natal
31 - dezembro - quinta - Último dia útil do ano

* 15 de Novembro, Dia da Proclamação da República, cai em um domingo

Vale lembrar que, além das datas consideradas feriados nacionais para a Febraban, em relação às operações bancárias, cada município ainda tem suas datas locais, que variam de um lugar para outro e que também são considerados dias sem expediente bancário.

Fique de olho nos vencimentos

Quanto as contas (de luz, água, telefone, etc) cujo vencimento caem nos dias em que não há expediente bancário, o consumidor poderá efetuar o pagamento no próximo dia útil sem incidência de multas ou encargos.Já os tributos federais, estaduais e municipais já estão com a data ajustada ao calendário de feriados.

A Febraban aconselha agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou mesmo pagar aquelas que têm código de barras em caixas eletrônicos ou em qualquer equipamento de auto-atendimento. Lotéricas e correios também podem receber o pagamento dessas contas.Existem muitos estabelecimentos comerciais que também estão credenciados a oferecer esse serviço.

Não se pode esquecer que "emendas" não são feriados e que as contas que vencerem nesses dias deverão ser pagas; caso contrário, multas e juros incidirão sobre ela. É o caso do dia 20 de abril, segunda-feira, data anterior ao feriado de Tiradentes, e do dia 12 de junho, sexta-feira, data posterior ao feriado de Corpus Christi.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: