quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Seminário avalia rumos do sistema de microfinanças no Brasil

Operadores e tomadores de crédito discutindo juntos problemas e soluções. Esse é o propósito do VII Seminário Banco Central sobre Microfinanças, que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte (MG). Serão três dias de palestras e debates com importantes nomes e autoridades no tema. Para a solenidade de abertura, está prevista a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento é uma promoção do Sebrae em parceria com o Banco Central.

Também devem comparecer à abertura do evento o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; os ministros do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Lupi e Guilherme Cassel; o governador de Minas Gerais, Aécio Neves; o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos; e o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Antonio Tombini.

O seminário tem como objetivo divulgar, por intermédio da troca de experiências e de discussões, o resultado das ações já empreendidas, além de demonstrar a viabilidade das microfinanças como investimento e apresentar a potencial contribuição dessa atividade para inclusão social. O sistema de microfinanças age para facilitar o acesso dos micro e pequenos negócios a serviços financeiros como empréstimos, poupanças, seguros, entre outros.

Desde 1998, o Sebrae tem buscado contribuir para a construção de um amplo e sólido segmento de microfinanças, auto-sustentável e integrado ao Sistema Financeiro Nacional. Em 2004, esse trabalho teve reforço a partir de convênio de Cooperação Geral firmado com o Banco Central. "As microfinanças são o sistema alternativo de crédito para as camadas empresariais mais baixas", explica o analista da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, João Silvério Junior.

De acordo com o analista, com a realização desse seminário, o Sebrae espera sensibilizar o Sistema Financeiro Nacional sobre o tema, chamar a atenção dos formadores de opinião, influenciar positivamente o aumento de instituições de microfinanças, além de dar um maior apelo à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para o chefe-adjunto do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Marden Marques Soares, "o seminário vai possibilitar que operadores e tomadores de crédito possam conjuntamente discutir problemas e encontrar soluções. Muitas entidades que hoje estão funcionando surgiram a partir desse encontro." Ainda segundo ele, o tema microfinanças tem sido uma das prioridades do Banco Central. Leia mais na Agência Sebrae de Notícias (ASN) - http://www.agenciasebrae.com.br/

Matéria publicada na ASN
25/09/08
Repórter Regina Xeyla

Nenhum comentário: