segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Comércio com Argentina terá sistema de pagamento em moedas locais

O Sistema de Pagamentos em Moedas Locais (SML), que entra em vigor na próxima sexta-feira (3), foi apresentado em detalhes por representantes dos bancos centrais do Brasil e da Argentina aos participantes do Encontro Oportunidades de Negócios Internacionais - Microtransferências e Uso de Moedas Locais. O Encontro faz parte da programação paralela ao VII Seminário Banco Central de Microfinanças, que se realiza a partir desta segunda-feira (29) até quarta-feira (1º) no Ouro Minas Palace Hotel em Belo Horizonte (MG).

Os últimos ajustes do Sistema, que poderá ser gradualmente estendido a outros países integrantes do Mercosul, foram acertados durante o encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner no último dia 8 em Brasília.

O Sistema elimina o dólar das transações comerciais entre Brasil e Argentina. Por meio dele, as empresas poderão fazer compras e vendas em reais e pesos, o que lhes permitirá redução dos custos de transações, principalmente para as pequenas e médias. Além disso, aproximará os sistemas dos bancos centrais, estimulará a consolidação de mercados cambiais em moeda nacional. Trata-se, portanto, de um importante passo no processo de integração regional.

Para o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, Alexandre Guerra, a entrada em vigor do SML é uma inovação que deve ser celebrada, no momento em que Sebrae e parceiros apostam na internacionalização das micro e pequenas empresas como fator de competividade externa e interna.

O Sistema, explicou, elimina a necessidade do 'hedge' (cobertura do risco cambial), mecanismo ao qual o segmento não tinha acesso. Outra inovação: podem trabalhar com o sistema inclusive instituições financeiras que não operam com câmbio. Isso fará com que micro e pequenas empresas também ganhem em termos de maior capilaridade do atendimento e o conseqüente aumento da competitividade entre os agentes financeiros.

O evento faz parte da programação paralela do VII Seminário Banco Central de Micro Finanças, cuja abertura oficial se dará às 19 horas desta segunda-feira (29), com as presenças do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. O evento prossegue até quarta-feira (1º de outubro). Leia mais na ASN.

Publicada na Agência Sebrae deNotícias (ASN) - http://www.agenciasebrae.com.br/
Repórter, enviada especial Clara Favilla
29/09/2008

Nenhum comentário: