quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Banco Central aprova novas cooperativas de crédito rural

A constituição das Cooperativas de Crédito Rural de Economia Solidária de Benjamin Constant (Solicred Benjamin Constant) e de Tabatinga (Solicred Tabatinga), localizadas na região do Alto Solimões no Amazonas, já contam com o parecer favorável do Banco Central (BC).

Essas aprovações eram aguardadas pelo Sebrae local e pelos produtores rurais desde novembro de 2007, quando o pedido foi protocolado no BC. Essas duas são as primeiras cooperativas de crédito rural e solidário a abrir as portas no Amazonas.

"Os avais representam a realização de um sonho, de um trabalho iniciado há um ano e que vem sendo alcançado por etapas. Primeiro construímos os projetos, depois protocolamos os documentos no Banco Central e agora conseguimos a aprovação do Banco Central para funcionar", explica a gestora do projeto no Sebrae/AM, Sâmia Nunes Cardoso.

Com a resposta favorável da autoridade monetária, o próximo passo a ser dado é trabalhar os atos constitutivos de formação da cooperativa, tais como realizar assembléia de constituição, aprovar estatuto e os conselhos administrativo e financeiro. Os trâmites legais se encerram com a homologação desses resultados no Banco Central e com o registro da cooperativa na Junta Comercial local.

De acordo com Sâmia, o Banco Central concede um prazo de 90 dias para a realização dessas últimas etapas. "Nos dias 11 e 12 de outubro, acontecem as assembléias de constituição das duas cooperativas. A idéia é que as portas da Solicred Benjamin Constant e Solicred Tabatinga abram em janeiro de 2009", informou.

O público-alvo das duas cooperativas são pessoas que desenvolvam, de forma efetiva e predominante, atividades agrícolas, pecuárias ou extrativas dentro da área de atuação dos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga. Leia mais na Agência Sebrae de Notícias (ASN) - http://www.agenciasebrae.com.br/

Matéria publicada na ASN
25/09/08
Repórter Regina Xeyla


Nenhum comentário: