sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sebrae e governo vão investir R$ 34 bilhões na promoção da exportação

Ampliar em dois anos a participação das exportações brasileiras, de 1,17%, para 1,25% das exportações mundiais e aumentar em 10% o número de micro e pequenas exportadoras. Para apoiar o alcance dessas metas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentou, na quarta-feira (3), em coletiva de imprensa, a 'Estratégia Brasileira de Exportação'.

As duas metas integram a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em maio deste ano pelo Governo Federal, que apontou alguns dos desafios para a manutenção do crescimento das exportações brasileiras. Essa é a primeira estratégia voltada para a promoção da exportação criada pelo atual governo e é também a primeira com o objetivo de aumentar o número de micro e pequenas empresas no comércio exterior.

Atingir uma participação de 1,25% nas exportações mundiais equivale a exportar US$ 208,8 bilhões em 2010. Isso vai requerer um crescimento médio anual das exportações brasileiras de 9,1%, entre 2007 e 2010. Para alcançar a segunda meta, será necessário ampliar a base exportadora brasileira em mais de 1,1 mil pequenas empresas.

"Quando falamos em ampliar de 1,17% para 1,25%, é possível que achem o número baixo. Mas, na verdade, estamos sendo audaciosos. Hoje, a participação brasileira no mercado externo é um pouco superior a 1%, o que já deixa o Brasil entre os 30 maiores exportadores mundiais", explicou o secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho.

A 'Estratégia Brasileira de Exportação' foi desenvolvida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, em parceria com o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio dos demais órgãos do Governo Federal que também atuam direta e indiretamente no comércio exterior brasileiro.

"Nós do Sebrae estamos contentes e confiantes com essa estratégia que está sendo lançada. A partir do momento que oferecemos conhecimento, diminuímos a burocracia, ampliamos o acesso ao crédito para a internacionalização das micro e pequenas empresas, o Sebrae só tem a comemorar", disse o presidente da Instituição, Paulo Okamotto.

De acordo com Okamotto, são poucas as micro e pequenas empresas que exportam, um total de 11 mil, totalizando US$ 250 mil ao ano.

"Queremos aumentar esse número e também aumentar o valor agregado do que é exportado. Se fortalecermos as micro e pequenas empresas para o mercado externo, garantiremos também o mercado interno, já que teremos mais profundidade, mais qualidade, mais emprego e renda para o País", disse. Leia mais na Agência Sebrae de Notícias - http://www.sebrae.com.br/

Fonte:
Regina Xeyla
Divulgado na Agência Sebrae de Notícias (ASN)
03/09/08

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