segunda-feira, 28 de julho de 2008

Que bicho é esse chamado Bolsa de Valores?


É comum ouvirmos diariamente nos telejornais expressões, como bolsa em alta, bolsa em baixa, valorização e desvalorição de ações na Bolsa de Valores. Essa avalanche de informações se torna tão confusa quanto as imagens daquele aglomerado de homens que aparecem gritando e gesticulando com os braços para cima.
Mas afinal, o que é uma Bolsa de Valores? Para que serve? Como funciona?

Parece difícil de acreditar, mas aquele lugar agitado que vemos pela televisão foi criado justamente para organizar o mercado. Na Bolsa de Valores são negociadas ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros, como opções e debêntures.

As Bolsas estão presentes em nove países (EUA, Portugal, Índia, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Japão, China e Argentina). No Brasil existem a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), e a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), que são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Embora tenham entidades que só operam com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as Bolsas de Valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.

É importante saber que qualquer cidadão comum que nunca comprou uma ação pode se tornar investidor, basta que possua uma poupança particular. A aplicação financeira na Bolsa pode ser feita de forma individual ou coletiva.

Vocabulário

# Ação
Porcentagem de uma empresa que mede quantos sócios ela tem, qual é majoritário (tem mais ações), qual é minoritário, qual a participação de cada um.

# Capital aberto
Uma empresa de capital aberto é uma empresa cujo capital é formado por ações - títulos que representam partes ideais - que são livremente vendidas ao público sem necessidade de escrituração pública de sua propriedade (por parte da pessoa física compradora).

# Opções
São instrumentos financeiros utilizados no mercado de capitais. Uma opção confere, ao titular, o direito (e não obrigação) de comprar ou de vender um determinado ativo (ação, título ou bem qualquer) por um valor determinado.

# Debêntures
Título que representa empréstimo a uma empresa de capital aberto, rendendo juros e correção monetária. O comprador de uma debênture é um credor da empresa.

# Pregão eletrônico
Modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, ou seja, é a forma que a bolsa de valores ou os órgãos públicos têm para selecionar uma empresa ou um produto que deseja comprar, desde que atenda a todas as especificações pedidas. Cada dia de funcionamento da bolsa, quando se vendem e compram ações, é um pregão.

# Bolsa em alta
Usa-se essa expressão quando o índice de fechamento do pregão é maior que o do pregão anterior. O contrário disso é chamado de "bolsa em baixa". Já a "bolsa estável" é quando o fechamento de dois pregões mantém o mesmo índice.

Nenhum comentário: