sexta-feira, 18 de julho de 2008

FMI diz que América Latina manterá alto nível de crescimento

A América Latina suportará bem a crise financeira e manterá um alto nível de crescimento durante o ano embora o perigo da inflação seja enorme, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que hoje elevou suas previsões de crescimento mundial.

"A América Latina continua crescendo bem rápido em relação à média histórica", disse em coletiva de imprensa Charles Collyns, o subdiretor do departamento da América Latina dessa entidade. O FMI elevou em um 0,1 ponto percentual sua previsão de crescimento para a região para este ano, para 4,5%, graças a um primeiro trimestre mais robusto do que o previsto.

Ocorrerá uma freada brusca no ano que vem, quando o Produto Interno Bruto (PIB) latino-americano só terá 3,6% de aumento, devido a uma menor demanda externa de seus produtos e aos efeitos da alta das taxas de juros, como explicou Collyns.

Segundo o FMI, a grande ameaça enfrentada na região não é a desaceleração econômica, mas a alta dos preços.Collyns afirmou que "o pior que poderia ocorrer é que a inflação escapasse do controle", pois obrigaria os bancos centrais a elevar as taxas de juros bruscamente, o que afogaria a atividade econômica.

Por isso, a recomendação do organismo é que o valor monetário seja elevado gradativamente a partir de agora para atenuar o contágio da escalada de preço da energia e dos alimentos para os demais produtos.

Fonte: Site UOL

Nenhum comentário: