segunda-feira, 21 de julho de 2008

Amorim afirma que Brasil quer chegar a acordo ainda neste ano na Rodada Doha

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje (21), em discurso na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), que o Brasil pretende chegar a um entendimento nas áreas de agricultura e de bens industriais ainda neste ano e, com isso, concluir as negociações da Rodada Doha.

Na reunião desta semana, em Genebra, na Suíça, sede da organização, os países membros da OMC tentam chegar a um consenso sobre as negociações da rodada, parada por causa falta de acordo, principalmente na área de subsídios agrícolas.

“É inestimável a importância de um resultado da rodada que seja orientado a promover o desenvolvimento. É crucial restabelecer a confiança neste momento crítico por que passa a economia internacional., crucial em particular para a credibilidade e a relevância da OMC”, disse Amorim na reunião do Comitê de Negociação da OMC.

Segundo o ministro, para avançar nas negociações de Doha, é preciso que os países façam uma opção pró-desenvolvimento: “Se agirmos assim, se decidirmos pela opção mais pró-desenvolvimento, sempre que pudermos, teremos um caminho fácil rumo ao sucesso. Senão, teremos um caminho tortuoso rumo ao fracasso.”

O chanceler brasileiro acrescentou que, se os países desenvolvidos derem indicações positivas em relação aos elementos-chave das negociações agrícolas, será possível avançar também em outras áreas de negociação.

A secretária de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Susan Schwab, deu indicações de que os Estados Unidos estariam dispostos a fazer uma nova proposta de corte em relação aos subsídios agrícolas.

Estão previstas para esta semana novas reuniões entre os países que participam da Rodada Doha.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: